sábado, 31 de outubro de 2009

Protocolo de Kyoto

Em 1997, representantes de quase todos os países do mundo se reuniram na cidade de Kyoto (Japão), numa conferência sobre os problemas que atividades humanas diversas causam na atmosfera. Dessa conferência resultou o documento denominado Protocolo de Kyoto. (Protocolo, aqui, significa acordo ou pacto internacional.)
Nesse documento, os países desenvolvidos se comprometeram a reduzir 5%, em média, de suas eliminações de gases estufa na atmosfera, até 2012. Estima-se que o gás carbônico represente cerca de 85% do total de gases-estufa liberados no ambiente.
No dia 16 de fevereiro de 2005 o Protocolo de Kyoto entrou em vigor. Mas ele tem suas limitações, segundo especialistas. Uma dessas limitações é a ausência dos Estados Unidos entre os países que assinaram o documento. Os Estados Unidos são responsáveis pelo maior índice mundial de emissão de gás carbônico na atmosfera.
Veja, na tabela ao lado, o volume de gás carbônico produzido pelos sete países que mais poluem a atmosfera (medidas feitas no ano 2000); o Brasil está em 17º lugar.