Em 1997, representantes de quase todos os países do mundo se reuniram na cidade de Kyoto (Japão), numa conferência sobre os problemas que atividades humanas diversas causam na atmosfera. Dessa conferência resultou o documento denominado Protocolo de Kyoto. (Protocolo, aqui, significa acordo ou pacto internacional.)
Nesse documento, os países desenvolvidos se comprometeram a reduzir 5%, em média, de suas eliminações de gases estufa na atmosfera, até 2012. Estima-se que o gás carbônico represente cerca de 85% do total de gases-estufa liberados no ambiente.
No dia 16 de fevereiro de 2005 o Protocolo de Kyoto entrou em vigor. Mas ele tem suas limitações, segundo especialistas. Uma dessas limitações é a ausência dos Estados Unidos entre os países que assinaram o documento. Os Estados Unidos são responsáveis pelo maior índice mundial de emissão de gás carbônico na atmosfera.
Veja, na tabela ao lado, o volume de gás carbônico produzido pelos sete países que mais poluem a atmosfera (medidas feitas no ano 2000); o Brasil está em 17º lugar.