sábado, 29 de agosto de 2009

Álcool


O álcool é a substância mais consumida entre os jovens, sendo que a idade de início de uso tem sido cada vez menor, aumentando o risco de dependência futura. O uso de álcool na adolescência está associado a uma série de comportamentos de risco, além de aumentar a chance de envolvimento em acidentes, violência sexual e participação em gangues. O uso de álcool por adolescentes está fortemente associado à morte violenta, queda no desempenho escolar, dificuldades de aprendizado, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais do jovem. O consumo de álcool causa modificações neuroquímicas, com prejuízos na memória, aprendizado e controle dos impulsos. Os profissionais que lidam com adolescentes devem estar preparados para uma avaliação adequada quanto ao possível uso abusivo ou dependência de álcool nesta faixa etária. Entretanto, é importante destacar que os critérios empregados por alguns instrumentos para o diagnóstico de abuso e dependência de álcool foram desenvolvidos para adultos e devem ser aplicados com ressalvas para adolescentes. Assim, é fundamental que os profissionais conheçam as características da adolescência e as particularidades da dependência química nesta faixa etária.
O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon. A concentração do álcool que chega ao sangue depende de fatores como: quantidade de álcool consumida em um determinado tempo, massa corporal, e metabolismo de quem bebe, quantidade de comida no estômago. Quando o álcool já está no sangue, não há comida ou bebida que interfira em seus efeitos. Os efeitos do álcool dependem de fatores como: a quantidade de álcool ingerido em determinado período, uso anterior de álcool e a concentração de álcool no sangue. O uso do álcool causa desde uma sensação de calor até o coma e a morte dependendo da concentração que o álcool atinge no sangue. Os sintomas que se observam são:
- Doses até 99mg/dl: sensação de calor/rubor facial, prejuízo de julgamento, diminuição da inibição, coordenação reduzida e euforia;
- Doses entre 100 e 199mg/dl: aumento do prejuízo do julgamento, humor instável, diminuição da atenção, diminuição dos reflexos e falta de coordenação motora;
- Doses entre 200 e 299mg/dl: fala arrastada, visão dupla, prejuízo de memória e da capacidade de concentração, diminuição de resposta a estímulos, vômitos;
- Doses entre 300 e 399mg/dl: anestesia, lapsos de memória, sonolência;
- Doses maiores de 400mg/dl: insuficiência respiratória, coma, morte.
Um curto período (8 a 12 horas) após a ingestão de grande quantidade de álcool pode ocorrer a "ressaca", que caracteriza-se por: dor de cabeça, náusea, tremores e vômitos. Isso ocorre tanto devido ao efeito direto do álcool ou outros componentes da bebida. Ou pode ser resultado de uma reação de adaptação do organismo aos efeitos do álcool.
A combinação do álcool com outras drogas (cocaína, tranqüilizantes, barbituratos, antihistamínicos) podem levar ao aumento do efeito, e até mesmo à morte.
Os efeitos do uso prolongado do álcool são diversos. Dentre os problemas causados diretamente pelo álcool pode-se destacar doenças do fígado, coração e do sistema digestivo. Secundariamente ao uso crônico abusivo do álcool, observa-se: perda de apetite, deficiências vitamínicas, impotência sexual ou irregularidades do ciclo menstrual.

Biodiversidade


A biodiversidade de uma determinada região pode ser entendida como o conjunto de todas as espécies de seres vivos que nela existem. O número de espécies de um ecossitema não é fixo, mas varia ao longo do tempo, pois a extinção de espécies e o surgimento de outras são fenômenos que ocorrem naturalmente.

Conhecer a biodiversidade nos auxilia no estudo da estrutura e da dinâmica das teias alimentares, na compreensão do mecanismo de evolução dos seres vivos e das tendências gerais de distribuição dos organismos na natureza.

Mas a importância da biodiversidade vai muito além: ela possui um imenso valor ecológico, genético, cientifico, cultural, econômico e até recreativo.

Atualmente encontram-se catalogadas cerca de 2 milhões de espécies de seres vivos. As estimatimativas sobre o número real de espécies vivas são muito variáveis. Mas há um consenso: a maior parte delas permanece desconhecida da ciência.
(Carlos Barros e Wilson Paulino. Ciências: Os seres vivos - 2007)

Refletindo relacionamentos simples

Segundo Levinski “o espaço da fala é importante para os homens em processo de conquista da cidadania. A fala e a escrita libertam e humanizam os homens. Muitas vezes, porém, o poder da fala é só de alguns, isto é, fala-se de cima para baixo como proprietário da verdade.”
Em todo o relacionamento seja ele entre casais, entre amigos, entre pais e filhos ou entre professor e aluno o diálogo é algo muito importante para uma melhor compreensão dos fatos. Segundo Delors ... “a educação deve ser organizada em torno de quatro aprendizagens”, o saber viver junto, o aprender a conhecer, aprender a fazer, e aprender a ser.
Em qualquer lugar que estejamos temos que saber viver com os outros, respeitar suas opiniões, sabendo mais ouvir o que os outros tem a dizer para podermos ter um maior conhecimento e assim poderemos realmente aprender a ser e conseguir fazer parte de uma sociedade, conflitos existem, mas devemos fazer deste um momento de crescimento e de descobertas sobre o nosso eu, pois segundo Delors “... aprender a ser implica em ... desenvolver a sua personalidade e estar a altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade...”.