sábado, 27 de março de 2010

Ciclo de Vida das Gimnospermas (Turma 2001/3001)


Quando maduros, os cones masculinos liberam micrósporos (esporos pequenos) chamados de grãos de pólen. Por outro lado, os cones femininos produzem óvulos, que abrigam em seu interior megásporos (esporos grandes).
Transportados pelo vento até os cones femininos, os grãos de pólen germinam e emite o chamado tubo polínico, estrutura onde se formam os gametas masculinos denominados núcleos espermáticos. Paralelamente, no interior de cada óvulo, um megásporo germina e forma arquegônios, estruturas que contêm os gametas femininos, denominados oosferas. A fusão entre um núcleo espermático e a oosfera caracteriza a fecundação, formando o zigoto.
No final do processo, o óvulo transforma-se em semente. Cada semente contém um embrião (que se origina do zigoto) e um endosperma primário, tecido haplóide (n) rico em reservas que nutrem o embrião.
Em condições favoráveis uma semente pode germinar e, a partir do embrião, formar uma nova planta, denominada esporófito. O esporófito produz micrósporos (grãos de pólen) e megásporos (no interior dos óvulos), fechando o ciclo de reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário